Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Termina nesta sexta, dia 28 de fevereiro, o período da Piracema nos rios federais que cortam Mato Grosso, conforme calendário nacional. A proibição da pesca no Estado encerrou no dia 31 de janeiro, com exceção de nove rios federais, onde se estende até o dia de hoje. A pausa na pesca é determinada para a reprodução dos peixes durante o período proibitivo.
Em Mato Grosso, a proibição da pesca, tanto amadora quanto profissional, iniciou no dia 1º de outubro de 2019 e abrangeu os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.
No entanto, para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), que é o responsável pela fiscalização da pesca nos rios federais Madeirinha, Roosevelt, Guariba, Aripuanã, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai e Juruena, e seus afluentes, o período de defeso seguiu o calendário nacional.
Por se tratar de rio de divisa, em que nasce no estado de Rondônia e passa por Mato Grosso e desagua no Amazonas, a proibição à pesca no Rio Aripuanã seguiu o período estabelecido pela União. No município, a pesca é considerada como uma das principais atividades de lazer, atraindo inclusive turistas.
Rádio Navegantes FM com Top News