Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, oficializou o reconhecimento da Associação Turística Vale do Juruena, um marco importante para a gestão do turismo na região. A formalização da nona Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) em Mato Grosso ocorreu em dezembro de 2024, consolidando um trabalho conjunto entre os municípios de Aripuanã, Castanheira, Juína e Juruena, além da iniciativa privada.
A criação da IGR Vale do Juruena representa um avanço estratégico para a organização e fortalecimento das atividades turísticas no estado, promovendo maior estruturação e apoio ao setor. A Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec-MT teve um papel essencial no reconhecimento, orientação e suporte ao processo, dentro das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo.
Para Adriana Bourschaidt, presidente da Associação Turística Vale do Juruena, a formalização da IGR reforça o protagonismo do colegiado e amplia sua capacidade de atuação.
“Essa conquista fortalece substancialmente a gestão e o fomento do turismo em nossa região. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos, em especial ao nosso interlocutor estadual, Diego Orsini, pelo apoio e orientações. Certamente, é um avanço para os municípios que compõem a região e um passo importante para alavancar nossos potenciais turísticos. O turismo do Vale do Juruena está em evidência!”, destacou Adriana.
Turismo sustentável e potencial econômico
A Região Turística Vale do Juruena possui um grande potencial para ecoturismo, com destaque para atividades como birdwatching (observação de aves) e turismo de pesca, segmentos que atraem visitantes de diversas partes do país e do exterior.
O encontro que aconteceu em Aripuanã, para a transição de Conselho Regional de Turismo Vale do Juruena para Associação Turística Vale do Juruena simboliza uma nova etapa no fortalecimento do setor, possibilitando maior captação de recursos, incentivo à qualificação profissional e desenvolvimento sustentável da atividade turística.
Com o reconhecimento oficial, a expectativa é que a nova IGR Vale do Juruena amplie sua participação em programas estaduais e federais, promovendo a valorização dos atrativos naturais e culturais da região, além de estimular o crescimento econômico e a geração de empregos no setor.
Fonte: Top news