Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Programa Jovem Aprendiz abre portas para o mercado de trabalho

jovem

Proporcionar a primeira experiência profissional por meio de uma formação teórica e prática aos jovens selecionados. Essa é a premissa fundamental do programa Jovem Aprendiz da Nexa. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a iniciativa disponibiliza cursos nas áreas de manutenção e mineração aos moradores de Aripuanã, no Mato Grosso.

A estrutura do programa Jovem Aprendiz inclui aulas teóricas ministradas por instrutores do SENAI e atividades práticas nas áreas operacionais da Nexa, proporcionando uma formação completa e integrada. A iniciativa representa uma oportunidade aos jovens da região para iniciarem suas carreiras na indústria da mineração, adquirindo conhecimentos valiosos e experiências práticas que vão contribuir potencialmente para um futuro profissional promissor.

A primeira turma de Jovens Aprendizes na Nexa foi em 2021, com formação no curso de Mecânica de Manutenção Industrial. Em maio deste ano, houve a formatura da primeira turma de Aprendizagem Técnica em Mineração do estado do Mato Grosso e do município de Aripuanã. Foram 13 aprendizes, sendo 9 mulheres. Dez foram efetivados na unidade da Nexa no município.

Atualmente, duas turmas estão em andamento com 37 aprendizes ao todo. Uma turma de formação Técnica em Eletromecânica, com 17 jovens,  e a outra para a formação em Técnica em Mineração ,com 20 aprendizes.

“O Programa Jovem Aprendiz além de incentivar o ingresso no mercado de trabalho, pode abrir portas para outras posições dentro da Nexa ou em outras empresas da região. Acredito que o programa proporciona a oportunidade para os jovens adquirirem experiência prática em um ambiente de trabalho real”, explica Larissa Oliveira, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Nexa.

Integrante da turma do curso de Eletromecânica, Patrick Gabriel Miranda Pretto, de 20 anos, conta que essa é a sua primeira experiência profissional. “Não era um sonho, mas é uma vontade de me conhecer e saber o que eu quero pra minha vida futura. Tem sido bem interessante essa experiência e desafiadora pelo fato de ser nova, de ter um conteúdo até então desconhecido por todos nós da turma, mesmo assim tá sendo muito bem aproveitada essa experiência pelo conhecimento que estamos tendo e evoluindo nos temas ensinados”, afirma o jovem aprendiz.

Conquistando o primeiro emprego

Pelo Programa Jovem Aprendiz da Nexa já passaram 70 aprendizes. Desse total, 25 foram efetivados pela empresa. Além de receber salário, plano de saúde, entre outros benefícios, conquistar a vaga efetiva na empresa representa uma mudança de vida.

É o caso da Priscilla dos Santos de Carvalho, de 21 anos. Nascida e criada em Aripuanã, a jovem é de uma família humilde. O pai construtor e a mãe dona de casa. Sempre estudou em escola pública. Aos 12 anos, acompanhou de perto a separação dos pais e aos 14 anos trabalhou como babá, estudava e ainda cuidava dos irmãos menores. Aos 21 anos celebra a conquista de um bom emprego efetivo.

“Mesmo passando por muitas situações difíceis, nunca deixei de estudar. Sempre tive a meta de terminar o ensino médio e cursar o ensino superior. Apareceu a oportunidade de me inscrever no Jovem Aprendiz da Nexa, me inscrevi no curso técnico de mineração. Passei na primeira e na segunda fase. Era tudo novo pra mim, o mundo da mineração, eu não tinha nenhum  conhecimento, então me dediquei. Estou adquirindo mais conhecimentos e proporcionando o que tenho de melhor pra empresa. Estou muito feliz porque conquistei uma vaga e estou efetivada na empresa”, destaca a jovem.

Fonte: Da Assessoria

Deixe seu comentário:

sicredi

sicredi

grupo krupinski

grupo krupinski

Curta nossa fanpage

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
elson pimentel
sexta-feira, maio 20. 2022 10:55 AM
mande um alô para Valentina Pimentel no distrito de Tutilândia, e aos trabalhadores da TSA em Aripuanã.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »