Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma coincidência daquelas que é difícil de imaginar, mas que certamente ficará marcada na memória. Assim foi o encontro entre a professora da Faculdade CNA, Elisangela Pereira Lopes, e dois de seus alunos do curso a distância de Gestão do Agronegócio da instituição no município de Aripuanã (MT), a mais 700 km da capital mato-grossense Cuiabá.
O acaso aconteceu durante o Estradeiro nas BRs 174/364, onde Elisangela esteve por 10 dias para avaliar as condições das vias de escoamento da produção agropecuária em Mato Grosso e Rondônia. Ela representou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na expedição, organizada por Aprosoja/MT e o Movimento Pró-Logística.
Uma das atividades previstas na programação do Estradeiro foi uma visita à Fazenda Interlagos, onde Vandriele Maia Kravec e seu, sobrinho, Evandro José Kravec Júnior, são funcionários.
A experiência, apesar de inesperada, tem grande valor se for levada em conta o alcance da Faculdade CNA em todo o Brasil, o que pode fazer com que situações como a que ocorreu em Mato Grosso passem a ser mais frequentes.
Vandriele está no último semestre da graduação e trabalha como auxiliar de gestão na propriedade. Evandro faz o mesmo curso e é operador de máquinas na fazenda. Até aí, tudo normal na visita, até a voz de Elisangela ser reconhecida por Vandriele, graças aos inúmeros vídeos gravados pela professora para o conteúdo fornecido aos alunos.
“A coincidência me fez lembrar de todos os colegas docentes, e da dedicação de cada um em levar para a sala de aula informações atualizadas e voltadas à realidade do campo”, revelou Elisangela, professora de Fundamentos de Logística e Infraestrutura, uma das disciplinas do curso.
“O melhor é vê-los crescendo profissionalmente e assumindo funções de gestão. Foi exatamente para aquilo que foram preparados. A probabilidade de encontrá-los, matematicamente, poderia tender a zero, mas isso significa que o curso atinge a cada dia, seu público alvo”, destacou Elisangela.
Vandriele não escondeu a felicidade em poder conhecer pessoalmente uma de suas professoras e revela os motivos que a levou a estudar na Faculdade CNA. “O que me motivou foi a boa avaliação dela pelo MEC, por ela ser diretamente ligada ao agro, o valor da mensalidade e a formação dos professores. Todos são ligados ao setor e praticamente todos trabalham na CNA”.
Com o incentivo da tia, Evandro seguiu os mesmos passos. Ele contou que tem o sonho de administrar o sítio de propriedade do pai. E para isso tem se dedicado a aprender sobre mercado e comercialização.
Durante a conversa, os estudantes comentaram que aprenderam sobre mercado, sustentabilidade, recursos naturais, destinação correta de dejetos e compartilharam a visão de como funciona o agronegócio, do acesso aos insumos, plantio e processamento ao mercado.
Eles também relataram o que aprenderam sobre organização do caixa financeiro, formulação de projetos, obedecendo o ciclo de planejamento, implantação e avaliação e controle, além da definição dos preços de produtos do agro por parte do mercado internacional.
Estímulo dentro da porteira
Os proprietários da Fazenda Interlagos reconhecem o potencial dos estudantes da Faculdade CNA.
“Na fazenda, ela (Vandriele) realiza a gestão das pessoas com igualdade. Os conflitos e problemas são solucionados com agilidade e profissionalismo. Ela consegue envolver e motivar os trabalhadores da propriedade. Já o Júnior conhece todo o funcionamento das máquinas. É proativo e já consertou vários equipamentos”, declara a proprietária Maria Zarria Uehbe Dubena.
Como ingressar
Para saber outros detalhes clique aqui.
A Faculdade CNA é uma instituição de ensino superior exclusiva de cursos voltados para a gestão do agro e possui 53 polos distribuídos em 22 estados e no Distrito Federal.
Fonte: Da Assessoria