Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Firme no propósito de fomentar e incentivar a agricultura familiar do município de Aripuanã, a Nexa, em parceria técnica com a Pacto das Águas, realizará nos dias 4 e 6 de novembro, o Workshop da Agricultura Familiar. Com o tema: “Cultivando as boas práticas e semeando o futuro da agricultura familiar de Aripuanã”, o evento será realizado em Aripuanã e Conselvan. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento dos Produtores Rurais, que compõe o Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, empreendimento em fase final de implantação no município.
A programação contará com palestrantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); e de instituições financeiras como Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob, além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDER) e Vigilância Sanitária. Haverá debates sobre o processo de disponibilização de tecnologias de produção, técnicas de gestão, linhas de crédito, etc.
No dia 4 de novembro, o evento será realizado no auditório Dardanelos, em Aripuanã, das 13h às 18h. Haverá palestras sobre as boas práticas de colheita e pós-colheita de hortaliças, regularização de produtores e propriedades rurais, além de informações sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). No dia 6 de novembro, no distrito de Conselvan, a programação acontecerá das 7h às 12h, na Escola Municipal José Ary da Costa. O destaque é o painel sobre a cultura do café e discussões sobre a reforma de pastagem, aplicação de defensivos, entre outros temas de interesse.
A gerente de Gestão Social da Nexa, Cristiane Holanda Moraes Paschoin, enfatiza que o Workshop da Agricultura Familiar é mais uma oportunidade para troca de experiências e conhecimento para que os produtores possam alcançar a autonomia e desenvolvimento econômico de seus negócios. “O nosso objetivo é identificar estratégias para a agricultura familiar, além disso, promover debates que promovam a produção sustentável de alimentos, por meio de soluções tecnológicas e inovadoras, agregando valor aos produtos e ampliando sua inserção no mercado”.
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Heiji da Silva Kawatake, os pequenos produtores possuem papel fundamental ao fomentar a economia local. “Em Aripuanã, a produção rural tem papel de destaque na economia do município. Acredito que as orientações técnicas promovidas pelo workshop, assim como a assistência técnica, são capazes de promover novas práticas e aumento da produtividade dessas famílias”, avalia.
Diversidade agrícola – O extensionista rural da Empaer, o engenheiro agrônomo, Hayath Alves Raimundo, observa a mudança de perfil extrativista dos pequenos produtores rurais, que, nos últimos anos têm se aperfeiçoado e buscado novas tecnologias. Segundo ele, o cenário tem impulsionado a diversidade agrícola da região. Os temas mais recorrentes pelos produtores são: recuperação de pastagem, adubação e análise do solo. Sobre a diversidade é possível identificar um aumento da produtividade do café na região. Em Aripuanã, que se destaca na produção de mudas de cafés coloniais, a expectativa é a produção de 30 a 100 sacas por hectare. “O cenário é outro. Hoje em dia o produtor está mais informado e aliado às novas tecnologias. As orientações técnicas são essenciais para essa mudança de comportamento”, considera.
Serviço – O workshop é gratuito e está aberto a toda a comunidade. Para mais informações e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a organização do evento através do telefone (66) 3565.2766.
Fonte: Da Assessoria, Thiago Itacaramby