Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Nexa e a Prefeitura Municipal de Aripuanã, realizam no dia 27 de outubro, o evento “Não Deixe o Outubro Rosa Passar em Branco”. Com a temática “Um toque de amor pode salvar a sua vida”, a ação é aberta à comunidade e acontecerá a partir das 15h no Centro Dardanelos.
A programação inicia com orientações e realização de exames preventivos com profissionais de saúde da Prefeitura. A partir das 18h começam as rodas de conversas com orientações para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Haverá ainda coffee break e sorteio de brindes aos participantes.
Para Giselle Sousa, enfermeira da Nexa e uma das organizadoras do evento, um dos principais pontos da programação será o depoimento de mulheres que lutaram e venceram a doença. “Teremos a participação presencial da Meire de Sá, uma mulher guerreira que venceu o câncer de mama e que hoje incentiva outras mulheres a ficarem atentas aos sinais da doença, fazer exames preventivos e cuidar da saúde”, comenta.
Apesar de ter como público alvo as mulheres, o evento não se restringe a elas. “Os homens também fazem parte da prevenção, incentivando e apoiando as mulheres. Existem também casos de câncer de mama em homens, apesar da baixa incidência. A luta contra o câncer de mama e do colo do útero é de todos nós.”, ressalta Giselle Sousa.
Outubro Rosa lembra da importância da prevenção:
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 2,3 milhões de casos novos são estimados anualmente em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. Para o Brasil, estima-se que cerca de 66 mil brasileiras descobriram o câncer de mama em 2022.
A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos pode ser curado se for diagnosticado logo no início. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama e o risco de desenvolver a doença aumenta para mulheres acima de 50 anos.
Ainda de acordo com o INCA, mulheres entre 50 e 69 anos, devem fazer a mamografia a cada dois anos. Além dos exames periódicos é preciso combater fatores de risco como sedentarismo, obesidade, consumo de bebida alcoólica e sobrepeso após a menopausa.
Fonte: Da Assessoria