Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Cerca de 35 motoristas do transporte escolar da Rede Municipal de Ensino de Aripuanã participaram de um curso de primeiros socorros. O objetivo foi aumentar a segurança de crianças e adolescentes que utilizam o transporte na cidade.
A formação é uma exigência da Lei Lucas (Lei N°13.722), que abrange escolas, creches e berçários, e determina a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica, bem como estabelecimentos de recreação infantil.
“Os primeiros socorros constituem o atendimento inicial à vítima antes do atendimento profissional. É a ação rápida para restaurar o bem-estar do paciente de maneira ágil. Qualquer pessoa com noções de primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte em uma situação de emergência. O que se faz nos primeiros minutos após o acidente gera uma grande diferença nas consequências da lesão à vítima. Ter informações é fundamental para ajudar a salvar vidas”, afirmou Valdiney Paes Almeida, instrutor de Treinamento Operacional da Nexa, responsável pelo curso. Ele também é brigadista, bombeiro civil e socorrista.
Durante a formação, os motoristas aprenderam métodos para desobstruir as vias aéreas em caso de engasgo e afogamento, identificar o Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame cerebral), hemorragias internas e externas, infarto agudo do miocárdio, gravidade da hipotermia e cuidados com pequenos ferimentos, entre outros atendimentos básicos.
Vanderlei Maciel, de 41 anos, é motorista do transporte escolar há mais de uma década. Ele relata que participar do curso funcionou como uma reciclagem e trouxe muitas informações relevantes, que ele irá utilizar não só na profissão, mas também no dia a dia. “É muito importante ter essas informações para que possamos ajudar a salvar vidas em casos emergenciais. Aprendi muito sobre o engasgo. Esse conhecimento pode me ajudar muito além da minha profissão. Posso aplicá-lo na minha família também”, explicou o motorista.
A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação de Aripuanã e contou com o apoio da Nexa. “A empresa é nossa parceira em vários projetos. Levar informações aos motoristas do Transporte Escolar é fundamental para aumentar a segurança de nossas crianças e jovens que utilizam esse serviço”, afirmou Nilze Maria Malaguti, coordenadora de Projetos e Políticas Educacionais, da Secretaria de Educação de Aripuanã.
Sobre a Nexa – A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo.
Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com.
Fonte: Da Assessoria