Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, pede a colaboração de todos moradores de Aripuanã para que ajudem no combate contra o mosquito da dengue. Diariamente as equipes seguem em campo realizando ações para controlar a proliferação do vetor Aedes Aegypti na cidade e garantir a segurança de todos os moradores.
Dentre as ações, as equipes realizam bloqueio de dengue (borrifação espacial motorizada), eliminação de focos do mosquito em vários pontos da cidade, notificações em diversas residências e estabelecimentos e borrifação em pontos estratégicos como ferros velhos, borracharias e cemitério.
Em dezembro do ano passado, o município registrou 63 casos de dengue. Já neste mês de janeiro, até o momento, foram registrados 22 casos confirmados de dengue na cidade.
Vale destacar que ações e medidas simples adotadas pela população podem fazer toda diferença para ajudar a diminuir esses casos, veja alguns exemplos:
– Manter os quintais limpos, jogar fora o que não é utilizado e eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Retirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Instalar telas de proteção em janelas e portas, afastando o mosquito de ambientes internos;
– Usar repelente de inseto adequado a cada faixa etária.
As equipes do Setor de Endemias também orientam que os moradores procurem as Unidades de Saúde, caso apresentem sintomas da doença, que são: Febre alta: maior que 38,5ºC; Dores musculares intensas; Dor ao movimentar os olhos; Mal-estar. · Falta de apetite, Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo.
Fonte: Da Assessoria