Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A comunidade de Aripuanã iniciou as atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Local. A iniciativa é da Nexa e reúne lideranças comunitárias, associações, representantes do poder público e instituições da sociedade civil organizada. O principal objetivo é a construção de um documento coletivo com sugestões, recomendações e direcionamentos de investimentos no município. Ao todo, serão três oficinas em setembro, outubro e novembro de 2022.
Na primeira oficina, realizada no dia 15 de setembro, foram apresentados os dados socioeconômicos de Aripuanã em oito áreas: território, água, saneamento, resíduos sólidos, educação, saúde, economia e vulnerabilidade social. Este levantamento foi realizado com base em estatísticas de órgãos públicos, agências reguladoras e pesquisas internas.
Após a apresentação, os participantes foram estimulados a contribuírem com a percepção individual e das comunidades que representam. Eles foram divididos em grupos de discussão para identificarem e trocarem informações sobre os desafios e oportunidades existentes na localidade, as melhorias e as possíveis soluções. No final da oficina, os grupos foram reunidos em uma plenária para apresentação e discussão das ideias propostas.
Para Eder Teste, representante do Centro de Referência de Assistência Social de Aripuanã (CREAS), a elaboração do Plano de Desenvolvimento mostra a preocupação da empresa com o crescimento e o bem-estar dos moradores. “Essa iniciativa da Nexa é importante. A empresa faz parte do município com suas operações e mostra que está disposta a contribuir, por meio de projetos como esse. É uma demonstração de cuidado com a população e a cidade”, afirma.
A construção de um plano coletivo é bem-visto por Jocielle de Oliveira, professora e membro do Conselho Municipal de Segurança de Aripuanã (Conseg). “Juntos, de forma coletiva, estamos discutindo o que pode ser melhorado para construímos uma Aripuanã melhor. Esta construção em conjunto com o poder público, as instituições, os moradores são essenciais para as melhorias acontecerem. Cada um fazendo sua parte, vamos construir uma cidade cada vez melhor”, comenta.
Para Amanda Fraga, Coordenadora de Gestão Social da Nexa Aripuanã, o desenvolvimento socioeconômico é uma construção coletiva, em que todos devem participar. “O nosso objetivo é entender a realidade local para além dos números e dados, ouvindo as pessoas sobre os desafios e as oportunidades atuais, vislumbrando a Aripuanã que sonham para o futuro. Esse processo é uma oportunidade para avaliar os caminhos e as iniciativas que realizamos até agora, além de direcionar o investimento social voluntário da Nexa, nos próximos anos. A empresa, agindo em parceria com as comunidades, as instituições e o poder público, potencializa o desenvolvimento da cidade, que é realizado por muitas mãos, a partir do envolvimento de todos.”, afirma.
Fonte: Da Assessoria