Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Boa notícia para moradores de Aripuanã que são portadores de algum tipo de necessidade especial. A partir de agora, através de uma parceria firmada entre o município e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os moradores vão poder fazer avaliação para concessão do benefício assistencial por meio de canais remotos, ou seja, não vão mais precisar se deslocar até Juína para fazer as avaliações.
O projeto piloto para implantação do sistema de avaliação social remota ficou em experiência entre 26 de julho e 27 de agosto deste ano e foi considerado um sucesso. Aripuanã é um dos primeiros municípios a aderir esse acordo de cooperação técnica que vai facilitar a vida de muitos moradores.
A avaliação será feita por meio de videoconferência em plataforma disponibilizada pelo INSS. O requerente precisa estar nas dependências do INSS Parceria, localizado na Avenida Dois de Dezembro, nº 2.326, ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Agricultura), no Centro de Aripuanã.
O INSS será responsável pelo agendamento da avaliação social remota, e deverá explicar todas as etapas e objetivos da proposta, para que o requerente decida voluntariamente aceitar ou não. Também será necessário conferir se o interessado precisará de recursos de acessibilidade. Na teleavaliação, é proibida a presença de acompanhantes, exceto em casos já previstos em lei.
“O requerente, munido de documento original válido, em sala do INSS destinada para este fim, deve acessar a sala de avaliação social remota por meio de link específico. O assistente social deverá autorizar a entrada do requerente na sala virtual na data e hora agendadas, excluindo o acesso de terceiros que adentrarem o ambiente do referido serviço agendado para resguardar a privacidade e o sigilo das informações a serem tratadas”, explica Maura Feliciano de Araújo, coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Caso a avaliação seja concluída, os registros das informações estarão no Sistema Integrado de Benefícios. Se não for, devido à ausência de elementos que viabilizem a emissão de parecer conclusivo, o requerimento será deixado pendente por solicitação de informações sociais (SIS). Assim, poderá ser feito um novo agendamento em até 30 dias, por meio do telefone 135.
Fonte: Da Assessoria, Fernando Brunes