Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Historicamente, o Dia do Trabalhador, celebrado na quarta-feira (01), é marcado pela luta por melhores condições de trabalho. Mas, por trás dessa data, também destacam-se relatos de profissionais que cresceram junto com as empresas em que atuam. Um exemplo é o geólogo Sérgio Oliveira, coordenador de Gestão Social da Nexa em Aripuanã, no Mato Grosso.
Há oito anos na cidade, o trabalhador relembra o começo das atividades no município. “Eu cheguei para implantar os projetos sociais e fazer o relacionamento com a Prefeitura e outros públicos locais. Nessa época, só havia o pessoal da sondagem mineral. Vi de perto as dificuldades logísticas e de infraestrutura do município”, conta.
Segundo Oliveira, desde 2019, a empresa investe em Aripuanã de forma contínua, implementando programas que impactam positivamente a região. “Um ponto importante entre os investimentos voluntários é o Programa de Qualificação. Apesar de já termos inaugurado a operação, a iniciativa continua. Estamos preparando as pessoas para trabalhar na mineração, não só na Nexa, mas em qualquer outro canto do Brasil”, reforça.
Ao refletir sobre a própria trajetória, Sérgio destaca o crescimento profissional e pessoal proporcionado pela empresa ao longo do tempo. “Vou completar 18 anos no grupo este ano e todo o meu crescimento profissional e pessoal veio junto com o meu trabalho na Nexa”, finaliza Oliveira.
Engenharia Ambiental, Sanitária e de Segurança do Trabalho, Aretuza Nogueira é analista de Meio Ambiente na empresa. Ela também chegou na fase inicial de implantação e acompanhou a construção de toda a infraestrutura, instalação de equipamentos e contratação de pessoal. Há 5 anos em Aripuanã, a trabalhadora foi a primeira contratada para atuar na área de Meio Ambiente na cidade. “Desde que cheguei, venho contribuindo de forma ativa e colaborativa, engajada nas atividades relacionadas ao cargo exercido, sempre em busca da melhoria contínua”, conta.
A colaboradora destaca o compromisso da empresa com iniciativas sustentáveis, engajamento das comunidades locais e cultura organizacional. “A Nexa enfrentou muitos desafios desde o começo da unidade em Aripuanã e continua superando-os a cada dia, mostrando-se uma empresa madura, resiliente e comprometida com um mundo sustentável”, acrescenta.
Atualmente, em Aripuanã, 60% da mão de obra da Nexa é composta por profissionais locais. Nesta unidade, a empresa tem produção anual estimada de 70 mil toneladas de zinco, 24 mil toneladas de chumbo, 4 mil toneladas de cobre e 1,3 milhão de onças de prata.
Fonte: Da Assessoria