Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nos dias 13 e 14 deste mês de dezembro, mais de 500 estudantes de todo o Estado de Mato Grosso estiveram em Cuiabá participando do 1º Torneio de Robótica Educacional de Mato Grosso organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT) e a empresa Sim Inova. Com 48 equipes, sendo 21 do Ensino Fundamental II e 27 do Ensino Médio, o Torneio, realizado na FATEC-SENAI em Cuiabá, é resultado da política estadual de incentivo a aprendizagem por meio da Robótica Educacional desenvolvida nas Escolas Estaduais.
Nesta primeira edição a cidade de Aripuanã foi representada pelos estudantes e Professores da Escola Elídio, contando com uma equipe do Ensino Fundamental e uma equipe do Ensino Médio sob coordenação da Profª Laressa Reatti. As equipes aripuanenses chegaram às oitavas de final, se consagrando como uma das melhores equipes da região noroeste.
Para a Orientadora da Área de Ciências da Natureza e Matemática, Profª. Laressa Reatti, “o desempenho das duas equipes da Escola Elídio foi surpreendente pois, além de ser o primeiro ano que desenvolvemos a Robótica, chegamos às oitavas em um Torneio estadual”, destaca. O mesmo entendimento é compartilhado pelo estudante Lucas Micael do 8º ano, cuja “experiência de representar o Elídio depois de meses de treinamento foi muito satisfatória”.
Segundo o Coordenador Pedagógico Profº Caíque Alves, as aulas de robótica alinhadas com as aprendizagens construídas em sala de aula, colaboraram para o êxito dos estudantes neste Torneio. De acordo com o Professor, em 2024 a Escola intensificará seus esforços para aprimorar ainda mais as aulas de robótica para, não só melhorar seus resultados nas competições, como também elevar as aprendizagens nas disciplinas de matemática e da área de ciências da natureza, bem como o raciocínio lógico.
Ainda segundo o Coordenador Pedagógico, o trabalho desenvolvido corrobora com o terceiro eixo formativo das Escolas de Tempo Integral, Formação de Competências para o Século XXI. Caíque ressaltou ainda que tal experiência só foi possível devido ao robusto investimento que o governo do Estado de Mato Grosso vem trazendo para a educação pública e agradece o empenho da DRE Juína em dar todo o suporte para que os estudantes pudessem participar do evento.
Fonte: Da Assessoria
Text