Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Dois municípios de Mato Grosso estão com a cobertura vacinal contra a Covid 19 abaixo de 50%. Pelo ranking da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado nessa quinta-feira (9), os municípios de Juruena e Colniza são os primeiros da lista nessa situação.
Considerando a primeira e segunda dose, incluindo a dose única da Jansen, o painel mostra que Juruena tem uma cobertura de 43,7% e Colniza de 39,4%.
O prefeito de Juruena, Manoel Gontijo de Carvalho, disse que a Secretaria de Saúde do município deve analisar os números apresentados no painel da secretaria estadual, mas que tem se esforçado para vacinar a população.
Já o prefeito de Colniza, Milton de Souza Amorim, informou que, de fato, a população não está aderindo à vacinação.
“Já fizemos tudo o que podíamos e lá atrás eu decretei a cobrança do comprovante de vacina para acessar os órgãos públicos e conseguimos avançar um pouco, mas depois a Assembleia Legislativa derrubou essa obrigatoriedade e daí caiu novamente”, explicou.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que esse relatório deve ser compartilhado com autoridades de saúde, incluindo o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública.
A ideia é buscar estratégias para ajudar esses, e outros municípios, a alcançarem uma cobertura maior.
O que preocupa muito é que tem pessoas que chegaram a tomar a primeira dose, mas não retornaram para completar o ciclo.
Nesta semana, o deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, chegou a falar sobre os números. Ele disse ter apresentado ao governo um requerimento cobrando medidas para melhorar a cobertura vacinal nos municípios.