Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mais cidadania e menos tabu. Como proposta de investir em orientação e cuidado com a saúde feminina, voluntários da empresa Nexa arrecadaram mais de 3 mil pacotes de absorventes descartáveis para serem entregues em escolas públicas e órgãos de proteção para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em Aripuanã (MT). A ação faz parte do Programa Somos Todos, que busca gerar um legado positivo nas regiões em que a empresa atua.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a força-tarefa também ofereceu palestras educativas sobre a higiene pessoal e coletiva, além de orientações profissionais sobre tipos, descarte correto e frequência de troca dos absorventes, entre outras questões relacionadas ao tema.
“O bate-papo é realizado com meninas na faixa de 8 a 12 anos de idade, usando metodologias adequadas para a idade. A iniciativa da Nexa traz mais segurança para as meninas que estão em uma fase tão delicada e importante. E muitas não possuem condições de comprar mensalmente produtos de higiene íntima”, comenta Stefanny Furtado de Assis, coordenadora da Atenção Básica da Saúde de Aripuanã.
De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 4 milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens de cuidados de higiene íntima e uma a cada 10 deixa de assistir aula no período menstrual. Outra pesquisa, realizada pelo movimento Girl Up Brasil, ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à igualdade de gênero, aponta que 1 a cada 4 adolescentes brasileiras não possui condições financeiras de comprar absorventes.
Analista de Gestão Social da Nexa e coordenadora do Somos Todos, Maria Luiza Cassali ressalta que a campanha contribui para o desenvolvimento da autoestima das estudantes. “É a segunda vez que realizamos essa campanha, sempre com muito engajamento nas doações e na receptividade por parte das alunas e do poder público. É gratificante contribuirmos para a melhoria do bem-estar dessas meninas e para a discussão sobre os cuidados com a saúde feminina”, afirma.
Além das escolas, os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também foram beneficiados com as doações.
Programa Somos Todos: Formado por colaboradores diretos e indiretos da Nexa e moradores de Aripuanã, o grupo de voluntários realiza diversas ações com o objetivo de gerar um legado positivo nas comunidades em que a empresa atua. Em 2023, os voluntários já promoveram atividades de melhoria no Hospital Municipal.
Fonte: Da Assessoria