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Os novos cartões bancários do Auxílio Brasil — em substituição aos antigos cartões do Bolsa Família, que seguem válidos — começaram a ser entregues aos beneficiários de todo o país no final do mês de junho, segundo o Ministério da Cidadania.
Foram emitidos, em junho, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip. Mas no total, 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem recebê-lo.
O beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.
Para a escolha dos primeiros beneficiários a receberem os cartões foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa.
O objetivo do cartão bancário é, de acordo com o Ministério da Cidadania, modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Ainda de acordo com a Pasta, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.
Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o novo cartão:
O cartão bancário Auxílio Brasil é um cartão para quem recebe o benefício por meio de conta poupança social digital. Com ele, é possível:
Não, o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.
O beneficiário que receba o Auxílio Brasil em conta poupança social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:
Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, a princípio serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências da Caixa.
O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”. Veja aqui como acessar o Caixa Tem.
O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:
Na parte de trás:
Fonte: G1 MT