Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os professores Lara Portilho, João Victor e Diemes Raoni, foram registrados como os primeiros historiadores de Aripuanã, pelo Ministério da Economia, através da sua Secretaria de Trabalho.
Com a Lei nº 14.038/2020, o Estado passa a reconhecer a profissão de historiador que, dentre outras atribuições, poderão realizar pesquisas históricas, organizar e assessorar serviços de documentação e formações históricas e, principalmente, elaborar pareceres, laudos e trabalhos sobre patrimônio, conservação e memória de diferentes comunidades.
A Lei ainda obriga que toda entidade pública ou privada, que preste serviços na área de História, deverá ter em seu quadro de pessoal, historiadores com registro profissional.
“O nosso registro profissional é uma luta que os historiadores vêm realizando desde os anos 60 no Brasil, e que agora se concretizou. Cuidar da memória, da História e do patrimônio de um povo, é cuidar de sua identidade”, comemora a professora da Escola Jari e historiadora Lara Portilho.
Já para o professor da Escola Elídio e historiador João Victor: “Ter o registro profissional, além de uma questão burocrática, nos possibilita junto ao Poder Público e a sociedade aripuanense, construir espaços, preservar os registros e documentar a rica História da nossa cidade”, observa.
Fonte: Rádio Navegantes FM com Assessoria
Profa. Ma. Lara Portilho (Professora/Historiadora) Prof. Me. João Victor (Professor/Historiador)
Diemes Raoni (Professor/Historiador)