Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As primeiras ações para a reforma e ampliação do Aeródromo Municipal de Aripuanã já foram iniciadas e resultam de uma parceria entre a mineradora Nexa e o Município de Aripuanã. O projeto de adequação, aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é orçado em R$ 13 milhões e prevê, com a reestruturação do aeródromo e outras intervenções de melhoria, assegurar mais desenvolvimento para a região.
Execução da obra – A empresa contratada para executar a reforma e ampliação foi a Reta Engenharia, que vem conduzindo as obras com celeridade. No mês de maio, por exemplo, foi realizada a marcação topográfica de toda obra, limpeza e demarcação da área onde será construído o novo terminal de embarque de passageiros, limpeza da área da reza e laterais da pista para preparação do balizamento noturno e o erguimento da cerca perimetral do aeroporto, dentro das exigências da ANAC.
De acordo com o engenheiro André Fernandes, o andamento da obra segue dentro do previsto. “Para este mês de junho, o próximo passo planejado é o início da terraplenagem no entorno da pista e as fundações da sala de embarque”, informa o coordenador da Reta Engenharia responsável pela condução dos trabalhos no aeroporto.
Desenvolvimento local – O consultor de Relacionamento Institucional da Nexa, Sérgio Oliveira, explica que a ação voluntária para a reforma e ampliação do aeródromo de Aripuanã possibilitará um incremento no desenvolvimento da região. “O benefício mais importante que o novo aeródromo trará para a região será a possibilidade de resgate de pacientes durante 24 horas, mas também proporcionará crescimentos no turismo e negócios, destacando o município na malha aérea do Mato Grosso”, enfatiza.
A reforma e ampliação do Aeródromo de Aripuanã também vem gerando boas expectativas sobre melhor desempenho do setor da aviação civil na localidade. Esta é a avaliação do CEO da empresa Asta Linhas Aéreas, Adalberto Bogsan. Segundo ele, as condições de operação ficarão mais seguras com o novo espaço. “Futuramente poderemos tentar pleitear o procedimento IFR (Instrument Flight Rules), para conseguirmos realizar as operações em condições meteorológicas mais adequadas. Hoje nós operamos o trecho de forma visual, o que dificulta muito nossos voos dependendo da época do ano”, explica Bogsan.
O gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, avalia que esse investimento voluntário, que resulta da união de esforços da Nexa com a gestão pública local, reforça o comprometimento da empresa com a população do município e de toda a região. “As novas instalações do Aeroporto de Aripuanã representam um importante avanço logístico para a região e evidenciam nosso compromisso em atuar como agente colaborativo ao desenvolvimento. Essa reforma e ampliação irá impactar positivamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, assegura Rodrigo.
Fonte: Da Assessoria/ Francielle Mesquita